Buscar
  • Detox in a Box

Snacks saudáveis no local de trabalho

Atualizado: 6 de Dez de 2019

A alimentação saudável e o trabalho — uma receita para a produtividade


Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde, bem-estar e, pode influenciar a produtividade e o sucesso profissional. Este é um facto amplamente defendido e fundamentado por organizações acreditadas, quer a uma escala internacional – como a Organização Mundial de Saúde (OMS), quer a nível nacional – como a Direcção Geral da Saúde (DGS). Estas instituições promovem uma dieta equilibrada, variada e rica em nutrientes benéficos, com a qual os portugueses estão familiarizados (52,2% dos inquiridos indicam praticar uma alimentação saudável regularmente e 65% admitem ter uma maior preocupação com a mesma nos últimos 5 anos), como indica um estudo de opinião da Marktest de Outubro de 2016.

É importante incluir pequenos snacks na alimentação ao longo do dia

Segundo os especialistas, tal dieta deve ser compartimentada em diversas porções equilibradas — ou snacks — ao longo do dia, incluindo o horário laboral. A solução para se ir alimentando periodicamente está longe de ser simples ou evidente no quotidiano preenchido e acelerado dos dias de hoje. Aliada a esta realidade, está a crescente necessidade de fazer mais em menos tempo — por outras palavras, aumentar a produtividade.



Os snacks no local de trabalho


Uma vez que passamos cerca de um terço da nossa semana laboral no local de trabalho, seria natural que o número de refeições e a ingestão de alimentos saudáveis fosse directamente proporcional a esse tempo passado no escritório, de modo a garantir os necessários benefícios nutritivos ao longo do dia.

Uma vez, que pelo menos 8 horas diárias são passadas no escritório, a alimentação feita durante o dia (e fora das refeições) fica limitado ao que está disponível ao redor do escritório (ou o que as pessoas conseguem trazer de casa).



O consumo de snacks no local de trabalho é uma tendência que tem vindo a aumentar significativamente

Os millenials e seguintes gerações, seguindo estas recomendações e tendências de alimentação saudável são as gerações que mais consomem snacks (pequenas refeições ao longo do dia). As alterações comportamentais vieram também alterar o mercado de trabalho e as as relações entre empresas e colaboradores em diversas áreas. Um dos exemplos, é o facto de valorizarem bastante todos benefícios que os empregadores poderão oferecer além da remuneração.


Os hábitos alimentares dos millenials fazem com que a introdução de snacks saudáveis no local de trabalho seja algo extremamente valorizado e as tradicionais vending machines com chocolates e outros alimentos processados tenham perdido popularidade.


66% dos millennials indicam que preferem um emprego numa instituição que disponibilize benefícios como snacks (Peapod, 2015)

Em Portugal, várias empresas e organizações já participaram nesta mudança de paradigma a escala global e atender à procura dos talentosos millennials, disponibilizando espaços dedicados à preparação de refeições, com acesso a frigoríficos e micro-ondas, permitindo e promovendo que os colaboradores conservem e preparem as suas refeições. No entanto, ainda são poucas as que disponibilizam os benéficos snacks, ao contrário do que se vê nos Estados Unidos - onde as grandes empresas tecnológicas tem chefs dedicados e cozinhas recheadas de opções (para todos os gostos).



Quando se sentem com apetite ou menos energia, para além do café ou chá (55%), os trabalhadores vêm nos snacks como a fruta (37%) a sua opção preferencial. No entanto, a banana é a fruta mais requisitada - uma vez que exige menor esforço a consumir e requer menos tempo de preparação. A grande maioria dos colaboradores inquiridos referem que ter snacks saudáveis é um beneficio extremamente importante, não só porque o adoram, como pela reposição de energia que estes criam - muito importante para ter um dia completo de trabalho com energia.

Obstáculos ao consumo de snacks saudáveis


Para os trabalhadores com agendas preenchidas e uma lista crescente de tarefas, a falta de tempo é frequentemente apontada como causa principal. Outros obstáculos identificados estão relacionados com a inadequação ou ineficiência do fornecimento desses snacks no local de trabalho:

  • Reduzida acessibilidade na proximidade do local de trabalho

  • Preparação demorada e complexa

  • Falta de informação e transparência quanto à proveniência dos ingredientes (torna difícil distinguir o que é realmente saudável)

Embora consciencializados para a sua importância, incorporar o consumo de snacks saudáveis no horário laboral é encarado como um desafio para a maioria dos portugueses, conciliando-o com o ritmo cada vez mais incessante do dia-a-dia no trabalho.

As organizações, que constantemente lutam por potenciar a produtividade, bem estar e satisfação dos colaboradores tem aqui uma oportunidade muito interessante para agir, incorporando soluções inovadoras que satisfaçam estas necessidades.


Smoothies 100% naturais como solução


De modo a colmatar este desequilíbrio e tornar este desafio numa realidade, a Detox in a Box oferece a solução natural mais prática e conveniente de consumir frutas e vegetais no seu estado natural no local de trabalho.



Os smoothies são um snack altamente energético, nutritivo e repleto de vitaminas

Os smoothies funcionam como pequeno-almoço ou snack ao longo do dia preparados no momento de forma rápida e prática. Cada smoothie é uma fonte de nutrientes, vitaminas e antioxidantes que potencia uma melhor saúde física e mental, oferece um boost de energia e atitude positiva que torna o local de trabalho mais agradável e produtivo.


Sobre nós


Detox in a Box — Quem somos?

A Detox in a Box é uma start-up portuguesa que tem como missão contribuir para o bem-estar dos colaboradores através da entrega regular de smoothies 100% naturais nos seus locais de trabalho. O conceito surge para ajudar as organizações a oferecer snacks saudáveis, simples de consumir e que sejam uma fonte de energia para os seus colaboradores.

Smoothie Tasting

Organizações que estejam interessados em experimentar o serviço podem contactar-nos para receber um smoothie tasting grátis, onde podem provar os diferentes sabores do mês e discutir como a subscrição se pode adaptar à sua organização.

Mais informação pode ser consultada em: www.detox-inabox.com ou através de: team@detox-inabox.com.

31 visualizações

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon

supported by: