Smoothies vs. Sumos: o confronto saudável


O debate é longo entre especialistas, sejam estes nutricionistas, investigadores ou simples apreciadores de gastronomia, conhecidos por foodies em inglês. É unânime que bebidas à base de frutas e vegetais, além de saborosas e refrescantes, são altamente nutritivas. Mas qual o melhor método para misturar os ingredientes e transformar em bebida líquida: Smoothies ou Sumos?


Tendo cada método os seus benefícios inerentes e particularidades, principalmente em termos de absorção no organismo, a decisão final deste confronto saudável depende muitas vezes do objectivo na sua dieta, assim como os gostos e preferências de cada um.


O método de fazer sumo, ou juicing, extrai os nutrientes essenciais da fruta, porém deixa a fibra de parte ao separar o sumo extraído dos ingredientes da sua polpa. Consequentemente, a fibra separada é muitas vezes desperdiçada. Neste utilizam-se centrifugadoras (ou juicers).


Liquidificadoras vs. Centrifugadoras

Tal não acontece com os smoothies - nos quais são utilizadas liquidificadoras (blenders). Neste caso, as fibras naturais das frutas e dos vegetais são conservadas, aproveitando-os quase integralmente.



De modo a propiciar um confronto justo e baseado em factos comprovados por especialistas em nutrição e dietética, vamos enumerar algumas das particularidades de cada método e esclarecer o "confronto saudável":

Características dos Smoothies

  • Nos smoothies todos os nutrientes são integralmente conservados na mistura, sem ser sujeito a filtragem ou diluição;

  • Permite adicionar ingredientes consumidos habitualmente quando triturados, incluindo os conhecidos superalimentos na mistura de fruta (e.g.: kefir, abacate, matcha, sementes de chia, linhaça, goji) e beneficiar da sua riqueza nutricional;

  • É feita uma absorção mais lenta, evitando picos de açúcar no sangue;

  • Menos desperdício dos ingredientes.

Características dos Sumos

  • Absorção mais rápida e eficaz dos nutrientes (vitaminas e minerais) pelo organismo para a corrente sanguínea, proporcionando um boost de energia;

  • Facilidade de digestão;

  • Contém, geralmente, menos calorias;

  • Mais indicado para consumidores com sistema digestivo mais sensível ou débil.

Resultados do confronto saudável

Recapitulando, nenhum dos métodos traz fundamentalmente mais benefícios do que o outro. As frutas e legumes podem ser consumidos similarmente em estado líquido quer em sumo quer em smoothie. A escolha é feita após uma avaliação subjectiva que tem em vista os gostos individuais, assim como os objectivos dietéticos de cada.

Smoothies Detox in a Box

Durante a jornada de trabalho, quer como snack ou pequeno-almoço, a Detox in a Box sugere o consumo de nutrientes favoráveis à saúde provenientes de frutas e vegetais pelo referido método de smoothie no local de trabalho. Oferecemos smoothies visto que o tempo de absorção não é um factor determinante, sendo até preferencial um consumo faseado ao longo do dia de trabalho. Assim, é possível evitar ao máximo o desperdício da polpa e fibra e beneficiar da sua riqueza nutricional em simultâneo.

Cada smoothie Detox in a Box é uma fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que potencia uma melhor saúde física e mental e oferece um boost de energia e atitude positiva que podem tornar o local de trabalho num ambiente mais agradável e produtivo.


Sobre nós

Detox in a Box — Quem somos?

A Detox in a Box é uma start-up portuguesa que tem como missão contribuir para o bem-estar dos colaboradores através da entrega regular de smoothies 100% naturais nos seus locais de trabalho. O conceito surge para ajudar as organizações a oferecer snacks saudáveis, simples de consumir e que sejam uma fonte de energia para os seus colaboradores.


Smoothie Tasting

Organizações que estejam interessados em experimentar o serviço podem contactar-nos para receber um smoothie tasting grátis, onde podem provar os diferentes sabores do mês e discutir como a subscrição se pode adaptar à sua organização.


Mais informação pode ser consultada em: www.detox-inabox.com ou através de: team@detox-inabox.com.

Referências:

Crocker, Pat. Juicing and Smoothies For Dummies. John Wiley & Sons, 2015.

https://www.goodnature.com/blog/juice-vs-smoothies/

https://www.foodmatters.com/article/juicing-vs-blending-which-one-is-better

https://www.huffpost.com/entry/smoothies-vs-juicing-which-one-is-better-for-your

10 visualizações