Buscar
  • Detox in a Box

Sabe como aumentar a concentração em casa? Damos-lhe 8 dicas!

Numa altura em que precisamos de estar todos em casa, pode ser particularmente desafiante manter estados de concentração e de foco no trabalho, principalmente quando estamos rodeados por distrações constantes e quando o bem-estar mental começa a ficar comprometido. Além disso, no mundo de tecnologia em que vivemos hoje, as distrações podem estar apenas à distância de um clique.


A capacidade de concentração é fundamental para fazer as suas tarefas no trabalho, atingir metas e ter bons desempenhos e pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Neste sentido, é importante arranjar formas de contornar esta situação e de aumentar a sua concentração no seu local de trabalho atual: em casa.


Neste artigo damos-lhe algumas dicas para aumentar a sua concentração em casa.



1. Manipule a intensidade da luz do seu local de trabalho


Ao acordar, olhe para a luz solar durante 5 minutos, sem óculos de sol. Ou, nesta altura em que não há tanta luz solar por ser inverno, faça o mesmo na casa de banho ou na cozinha e aumente a luz amarela. Pode ser uma dica "estranha", mas esta ação faz com que aumente os recetores de luz nos seus olhos, que são responsáveis pela produção de hormonas importantes para se manter acordado e concentrado. Estas hormonas são, por exemplo, a serotonina (a hormona da felicidade e do bom humor) e o cortisol (hormona responsável pelo controlo do stress).


Da mesma forma que o fez ao acordar, ative a luz amarela no seu local de trabalho. Mantenha-o bem iluminado até às 16h30 ou 17h, em que deve diminuir esta luz, optando por utilizar luz indireta ou até aumentar a luz branca, de modo a diminuir as hormonas mencionadas acima e aumentar as hormonas relacionadas com o relaxamento. Estas hormonas são, por exemplo, a GABA (a hormona do “chill out”, que aumenta o relaxamento) e a melatonina (a hormona do sono), o que vai fazer com que tenha uma noite descansada e repousante.



2. Pratique mindfulness



Mindfulness é agora uma tendência, eexistem boas razões para que assim seja. Esta prática tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental.


Vários estudos verificam que as pessoas que fazem meditação aumentam muito a concentração, a performance e capacidade de trabalho, em comparação com as pessoas que não fazem.


Mindfulness pode involver formas de meditação, mas também pode incluir fáceis formas de exercícios de respiração. Pode não ser fácil fazer mindfulness mas existem várias apps que o ajudam a neste processo, como a Calm, InsightTimer, Aura, Omvana, entre outras.





3. Faça listas e estabeleça prazos


Uma das melhores formas de se manter concentrado é ao escrever as tarefas que quer cumprir durante o dia, ou até durante uma certa hora e perceber quanto tempo demora a completar cada tarefa.

Ao escrever as suas tarefas numa agenda ou nos objetivos diários, irá aumentar a sua concentração e focar-se mais em projetos específicos e ao medir o tempo que gasta em cada tarefa, vai adicionar uma sensação de “urgência” que o vai ajudar a ficar focado.


4. Faça exercício físico


Uma das coisas mais importantes que pode fazer para ativar o cérebro e ter um impacto na sua saúde em geral é ao começar cada dia com exercício físico. Não precisa de fazer exercício intenso e levantar pesos. Apenas é necessário que faça cerca de 15 a 20 minutos de exercício moderado para ativar e enviar oxigénio para o cérebro e ativar a serotonina (hormona responsável por estados de felicidade).


5. Tenha uma alimentação rica em frutas

A alimentação tem um elevado impacto nas funções cognitivas, aumentando a concentração e memória.


Os alimentos processados, ricos em gordura saturada e em açúcar podem têm um impacto bastante negativo na cognição. Para aumentar a concentração, para além de ser essencial que tenha refeições ricas em gorduras insaturadas (frutos oleoginosos, abacate, azeite e sementes) e que faça uma alimentação equilibrada, variada e completa, também é essencial que aumente o seu consumo em frutas.


As frutas têm elevadas quantidades de substâncias antioxidantes e antiinflamatórias que ajudam a na multiplicação celular saudável das suas células, incluindo as cerebrais. Deste modo, ao ter um cérebro saudável, também terá mais concentração.


Já conhece os smoothies da Detox in a Box? São ideais para garantir o seu consumo de fruta diário e para lhe fornecer variados nutrientes, uma vez que são compostos por várias frutas. Pode encomendá-los a partir do serviço de subscrições ou até em compra única! Saiba mais AQUI!

6. Faça pausas várias vezes durante o dia


Já se tentou concentrar apenas numa tarefa por um longo período de tempo? Depois de algum tempo, a sua concentração começa a diminuir e fica mais difícil dedicar os seus recursos mentais nessa tarefa. Isto acontece porque o nosso cérebro tem e tendência de ignorar fontes de constante estímulo. Por isso, existem vários estudos que mencionam que fazer pequenas pausas durante o dia, de modo a alterar a sua atenção para outro lugar, pode aumentar significativamente a sua concentração.


Nestas pausas, altere a sua atenção para algo não relacionado com a tarefa que está a desenvolver, mesmo que seja num curto período de tempo. Estas curtas pausas vão aumentar a sua concentração e até a sua performance, quando precisar.


7. Aposte em plantas em sua casa


Aproveitar 15 a 20 minutos num parque natural da cidade seria ideal para lhe oferecer altas doses de benefícios e aumentar-lhe a concentração. Mas uma boa dose de natureza em casa pode ser o suficiente para lhe aumentar a atenção e aumentar a sua capacidade de concentração.


Estudos mencionam que a exposição a ambientes naturais, incluindo espaços verdes, aumentam a concentração e são importantes para o desenvolvimento do cérebro. Além disso, um estudo publicado pelo Journal of Experimental Psychology refere que adicionar plantas aos espaços, aumenta a concentração das pessoas em 15%. Além disso, a presença de plantas aumenta a satisfação e aumenta a qualidade do ar.



8. Tenha boas noites de sonho


A privação de sono pode ter um impacto negativo na sua concentração, memória, atenção, estado de espírito e performance no trabalho. É recomendável que tenha boas noites de sono e que durma entre 7 a 8 horas por dia. Algumas dicas que lhe oferecermos são:

  • Desde o anoitecer manter as luzes de casa no mínimo;

  • Não veja televisão, computador, telemóvel pelo menos 1 hora antes de dormir;

  • 1 hora antes de dormir deve relaxar, ouvir musica clássica ou meditar

  • Quando se deitar fazer 30 respirações abdominais (inspirar em 4 contagens, segurar em 4 contagens e expirar em 6 contagens) durante 10 minutos;

  • Dormir com o quarto bem escuro.


Estar concentrado nem sempre é fácil e, em situações de teletrabalho, pode ser um desafio ainda maior. Por isso aposte em si, na sua saúde e na sua concentração ou de quem o rodeia!


Conte connosco para ajudar e conheça as nossas opções com entregas grátis em casa aqui! Conheça também as nossas ofertas para empresas (em teletrabalho ou no escritório) aqui!

Contacte-nos através do e-mail: team@detox-inabox.com ou saiba mais em www.detox-inabox.com



31 visualizações0 comentário