Refrigerantes, néctares, sumos e smoothies: qual opção é a melhor?

Atualizado: há 5 dias

Na Detox in a Box acreditamos que a alimentação saudável deve ser simples. Sabemos também que nem sempre é fácil, porque nem sempre conseguimos fazer as escolhas acertadas, seja por falta de acessibilidade, tempo ou conhecimento suficiente para fazer as escolhas acertadas.


Quando os sumos de fruta fresca naturais não estão disponíveis - qual a melhor opção, dentro do que encontramos no supermercado, café ou restaurante? As prateleiras estão repletas de opções com rótulos complicados de ler. Neste artigo, a nossa nutricionista funcional explica os diferentes tipos de sumos de/com fruta, desde os mais artificiais aos mais naturais.


Comecemos pela pior opção, a opção mais artificial - os refrigerantes.


REFRIGERANTES

Os refrigerantes são a opção menos saudável

Os refrigerantes têm uma quantidade alta de açúcares e de outros compostos maléficos para a saúde, possuindo aproximadamente 8% de fruta, sendo o restante outros ingredientes artificiais, como o açúcar, corantes, conservantes, gás carbónico. Isto faz dos refrigerantes uma uma opção não saudável e uma opção muito distante de um sumo de fruta.



NÉCTARES

Os néctares tem baixa concentração de fruta

Os néctares têm uma concentração de sumo de fruta que varia de 25% a 50%, aproximadamente 20% de açúcar e ainda outros ingredientes adicionados, como aromas, sumo de fruta, água, corantes, conservantes, entre outros. A baixa concentração de fruta torna os néctares um produto altamente artificial.



SUMOS 100% FRUTA vs. NATURAIS


Um sumo natural é diferente de "100% fruta"

Os sumos 100% fruta são compostos na sua totalidade por fruta e, muitas vezes, são adicionados conservantes naturais, como o ácido ascórbico ou ácido cítrico, para conservar as frutas no seu estado mais natural.


Os sumos naturais, não têm nenhum ingrediente adicionado, à exceção da própria fruta.


A diferença entre estes dois é que o sumo 100% fruta (que podemos encontrar nos supermercados) é pasteurizado - o que aumenta o tempo de vida do sumo.

Este processo de pasteurização, tem desvantagens uma vez que se perdem vitaminas e minerais, perdendo mais de metade destes nutrientes. Estas bebidas têm vantagem face aos outros sumos (como os néctares) porque têm 100% de fruta natural na sua composição.


SMOOTHIES

Os smoothies tem mais do que apenas fruta

Os smoothies, para além de fruta, têm adição de outros ingredientes naturais como hortícolas, frutos secos, temperos, sementes, bebida (água, leite ou bebida vegetal). São uma opção extremamente saudável, não só pelos seus ingredientes como pela ingestão de fibras (explicado abaixo)



Como devemos escolher um sumo no supermercado?

A Frutose e o Indíce Glicémico.


O que mais varia entres os sumos é a frutose e a sua taxa de absorção - o índice glicémico.

A frutose, o açúcar naturalmente presente na fruta, é excretada e armazenada no organismo sob a forma de gordura. Este açúcar, quando presente na fruta sólida, é armazenado numa matriz de fibra, que impede que este seja absorvido na totalidade pelo organismo.


Porém, nos sumos de fruta, esta matriz de fibra é destruída pelos processos que passa, tornando a frutose mais disponível sendo armazenada no organismo em forma de gordura.


Quando a fruta é triturada e não filtrada, apesar de a matriz não estar intacta por ter sido destruída na liquidificação, ainda tem um teor de fibra considerável e a frutose não é acumulada no organismo. Este é o caso dos smoothies.


Neste ponto de vista o smoothie é muito mais viável do que um sumo natural ou do que um sumo de fruta comprado no supermercado.


Isto porque a fruta só é triturada, não sendo espremida nem filtrada. Além disso, tem hortícolas (aumentando o teor de fibra) e, dependendo do que juntarmos (sementes, abacate, frutos secos) o teor de fibras aumenta, ajudando a frutose a ser eliminada.

A frutose é o açucar naturalmente presente na fruta. A sua forma de consumo tem implicações na saúde.
O índice glicémico difere assim de sumo para sumo, devido aos processos de trituração. Quanto maior for o índice glicémico de um alimento, maior é o pico de açúcar no sangue e maior o esforço que o corpo terá de fazer para produzir insulina e para retirar esse açúcar do sangue.

Os smoothies têm um índice glicémico mais baixo porque têm outros nutrientes, como a fibra e a proteína, fazendo com que o açúcar no sangue nao aumente tão exponencialmente e, por isso, não seja necessária tanta insulina, o que é mais saudável que os restante tipos de sumos.


No caso dos néctares, por exemplo, o índice glicémico é ainda superior uma vez que têm açúcar adicionados - cerca de 20% - além dos açúcares naturais da fruta.


Saber as diferenças entre os produtos que consumimos é chave para a manutenção de uma alimentação saudável.

E os Sumos light, são mesmo light?


A denominação light significa que o produto tem menos calorias, muitas vezes conseguido pela substituição de açúcares por edulcorantes.

Porém, não existe benefício de edulcorantes em relação ao açúcar, não havendo relação entre esta substituição. Ambos são muito inflamatórios e ativam o sistema imunitário. Neste sentido, não há uma opção melhor em relação aos light e não light a não ser que o único objetivo seja a redução de consumo de calorias.


No entanto, quanto mais inflamação pior e, muitas vezes os alimentos light aumentam a resistência a insulina, podendo ser maléfico para o balanço de açúcar no sangue. Os smoothies, devido à baixa quantidade de açúcar, são menos inflamatórios.


O conceito de light tem as suas desvantagens

Os smoothies ajudam a emagrecer?


Os smoothies podem ajudar a perder peso se forem pensados em conjunto com um regime alimentar e de hábitos de vida saudáveis. Os smoothies têm a vantagem de acumular um elevado teor de vitaminas e minerais antioxidantes e de terem baixo valor energético, podendo auxiliar na perda peso, quando acompanhado por um nutricionista.


No entanto, não há dúvida que são uma bebida extremamente saudável cujo consumo pode ser um grande aliado de quem pretende melhorar o seu estilo de vida!


Para perder peso é essencial manter uma dieta equilibrada

Caso tenhas alguma dúvida vai até ao nosso site www.detox-inabox.com ou contacta-nos através do e-mail: team@detox-inabox.com.

0 visualização

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon