Buscar
  • Detox in a Box

3 razões que provam a importância da promoção da alimentação saudável no local de trabalho

Atualizado: há 5 dias

A alimentação saudável é uma tendência em crescimento globalmente, porém os números de excesso de peso em Portugal ainda são assustadores. Cerca de 57% dos portugueses ainda apresentam excesso de peso ou obesidade (Retrato da Saúde, 2018), valor preocupante e que impacta negativamente a saúde potenciando diversas doenças.


Segundo o Retrato de Saúde em Portugal:

  • Um em cada dois portugueses (56%) não ingere a quantidade de produtos hortícolas ou de fruta recomendada pela OMS;

  • 17% da população portuguesa ingere pelo menos um refrigerante ou néctar por dia.

O consumo de refrigerantes, néctares e outros sumos que não são 100% naturais, podem ter um impacto negativo na saúde, uma vez que são compostos por elevadas percentagens de açúcares adicionados. O consumo excessivo de açúcares pode causar a formação de diversas doenças crónicas, que podem ser prejudiciais para a saúde. Por outro lado, a alimentação saudável tem impacto em diversos sentidos, incluindo na produtividade, bem estar e felicidade.

Por a alimentação ainda ter tanto para melhorar em Portugal e por ser nos escritórios onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo, as empresas têm o potencial de assumir um papel fundamental na promoção da saúde.



Existe uma ligação muito forte entre a alimentação saudável e a produtividade. Segundo um estudo feito pela CBRE em conjunto com a Universidade de Amesterdão em 2017, as empresas que ofereciam alimentação saudável nos escritórios, verificaram:


  • 20-45% aumento da performance dos colaboradores

  • 66% dos colaboradores mais felizes

  • 52% dos colaboradores mais saudáveis

  • 78% dos colaboradores com mais energia


Vamos provar quanto a alimentação saudável pode ser importante no local de trabalho, referindo algumas razões pelas quais as empresas devem investir em alimentação saudável.


1. A alimentação saudável no local de trabalho aumenta a produtividade

Segundo um estudo feito pela NOVA-IMS em 2018, verificou-se uma redução de produtividade de 12,3 dias de trabalho por motivos de saúde, observando-se um prejuízo de 4,6 mil milhões de euros.


Uma vez que uma pessoa adulta passa a maioria tempo no local de trabalho, este é o local onde fazem a maioria das suas refeições. Este facto torna as empresas excelentes promotores de um estilo de vida mais saudável, começando com a iniciativa mais óbvia: oferecer acesso a opções saudáveis no local de trabalho. Ações simples como esta, potenciam a saúde dos seus colaboradores levando a benefícios para todos, desde às pessoas, às próprias empresas que vêem os seus investimentos retornados uma vez que hábitos alimentares saudáveis no trabalho influenciam a:

  • menos acidentes de trabalho

  • menos doenças crónicas

  • menos faltas e ausências

  • mais produtividade

  • mais motivação

  • melhores resultados


2. A alimentação saudável no local de trabalho reduz os custos de absentismo


Segundo um estudo feito pela NOVA-IMS em 2018, os portugueses faltaram quase seis dias (5,9) ao trabalho durante o ano, o que resultou num prejuízo de 2,2 mil milhões de euros. As faltas no local de trabalho impactam o bom funcionamento das empresas, aumentam os custos com cada colaborador, implicam uma maior rotatividade e uma produtividade reduzida.


Outros estudos referem que cerca de 30% de faltas ao trabalho são devidas às condições laborais e as faltas por doença podem diminuir 25-50% quando os funcionários se alimentam de forma saudável. (Liantis, 2018)



3. Empresas que investem em alimentação saudável têm melhor imagem


Cada vez mais, os colaboradores esperam que as empresas ofereçam alimentação saudável nos escritórios. Segundo um estudo feito pela Sodexo, 80% dos millenials e 79% da gen Z, tem expetativa que a empresa onde trabalha ofereça alimentação saudável.


As empresas que oferecem este tipo de benefícios são interpretadas como tendo uma preocupação maior pelos seus colaboradores, tendo para isso uma melhor imagem. Com essa melhor imagem, a vontade de trabalhar, a motivação e a felicidade nesses locais aumenta, podendo aumentar os resultados das empresas a longo prazo. Colaboradores mais felizes são mais produtivos e permanecem mais tempo na empresas.


Não faltam provas de como a alimentação pode impactar na saúde dos seus colaboradores e na sua empresa. Procura soluções e ficou com vontade de saber mais? Fale connosco, que podemos ajudar! Contacte-nos através do e-mail: team@detox-inabox.com

Saiba mais em: www.detox-inabox.com

28 visualizações

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon

supported by: