Nós somos o que comemos, e a nossa performance também!

Atualizado: Fev 20

Colaboradores saudáveis são mais produtivos e felizes. Contra esta afirmação nenhuma empresa tem argumentos contra. Mentalmente sofream também de menos stress e, de forma geral, acabam ainda por necessitar de menos "sick days".


Por esta razão, cada vez mais as empresas compreendem a importância de ajudar as suas equipas a melhorar os seus hábitos de estilo de vida - as massagens tomaram posse em alguns escritorios, o "work-life balance" passou a ser algo a ter em consideração e os espaços ganharam mais luz e atmosfera positiva.

Sendo a alimentação um fator chave na saúde, as empresas têm todo o interesse em promover hábitos alimentares saudáveis e potenciar o fácil acesso aos mesmos. A nutrição tem o poder de alterar completamente o estilo de vida de uma pessoa.



Nos últimos anos tem havido uma desmistificação da associação exclusiva entre uma alimentação saudável e o conceito de dieta para perder peso, pelo que cada vez mais, as pessoas estão cientes da importância da alimentação tanto na saúde física como mental e impacto que a mesma tem funcionalmente no nosso corpo.


Mas de que forma é que os hábitos alimentares saudáveis ajudam o cérebro e o corpo a funcionarem melhor?
Como é que os benefícios de uma alimentação saudáveis se traduzem em performance no local de trabalho ?

A lista podia ser bem maior, mas deixamos para já 7 aspetos em que a nossa alimentação pode ajudar a tornar os dias mais felizes e produtivos:

  • Coração mais saudável: Uma dieta que limite o consumo de gorduras, açúcares, e sal reduz os riscos de sofrer de doenças cardíacas. Simultaneamente, consumir gorduras naturalmente presente nos alimentos como em amêndoas e salmão.

  • Prevenção de doenças cronicas: está provado que diversas doenças, como o alzheimer e obesidade podem ser prevenidas tendo cuidados específicos com a alimentação


  • Aumentar os níveis de energia: As vitaminas e nutrientes obtidos através de uma alimentação saudável são essenciais para a energia sentida no local de trabalho. Tal como os nossos smoothies Energy Boost provam mensalmente, frutas e vegetais são grandes fontes de energia e ajudam a combater a fadiga.


  • Poder cerebral: Alimentos específicos potenciam a memória, concentração e a capacidade cerebral de forma geral. Um bom exemplo são os frutos amarelos presentes nos smoothies Brain Food. A nossa alimentação tem ainda um grande impacto no humor e atitudes que tomamos no dia a dia.

  • Qualidade do nosso sono: “What you eat helps you sleep” - Alimentos com gorduras e açúcares saturados tornam a tarefa de dormir uma noite tranquila mais difícil. Sem dormir uma noite completa o nosso cerebro nao sera capaz de repor energia para manter um dia de trabalho focado e produtivo.



  • Saúde mental: Diversos estudos mostram que uma dieta saudável e balanceada leva a menores riscos de depressão, ansiedade e consequências causadas por distúrbios como distúrbios de bipolaridade.


  • Sistema imunitário mais forte: Ao fortalecer o nosso sistema imunitário tornamos-nos mais resistentes contra as gripes e constipações frequentes. O gengibre, por exemplo, pode ser um aliado muito poderoso para combater as viroses comuns todos os invernos.


Se conseguirmos potenciar os hábitos de alimentação saudável dos nossos colaboradores estamos assim a apoiar uma transformação para pessoas mais fortes, menos susceptíveis a doenças comuns, mais produtivas, com mais energia e melhor disposição. Colaboradores que consequentemente terão uma melhor performance geral no trabalho – mais foco: concentração, memória e criatividade.

Parece que estamos a falar de super-heróis? Mas não, tudo características que podem ser facilmente melhoradas apenas pela alteração de hábitos alimentares.


Um estudo de 2013 provou que colaboradores que mantém uma alimentação saudável durante todo o dia de trabalho tem 25% mais probabilidade de ter uma performance elevada no local de trabalho.

Desta forma, investimentos em programas de wellness e wellbeing, criar awareness para a importancia de uma vida saudável e ainda oferecer alternativas no local de trabalho assume-se um investimento com retorno evidente e que pode levar as empresas a potenciar o talento que tem nas suas empresas.



A Detox in a Box é uma solução interessante para as empress oferecerem um snack/pequeno-almoço saudável e funcional de forma simples, conveniente e acessível. Saiba mais no nosso site.


19 visualizações