Buscar
  • Detox in a Box

Menos "Resoluções de Ano Novo" e mais "Novos Hábitos"

Como consumir as 5 porções de frutas e vegetais por dia


O novo ano chegou, e com ele as famosas resoluções de ano novo. Janeiro é o mês ideal para estabelecer novas metas e objetivos e são muitos os que definem novas resoluções neste mês, no entanto, estudos provam que com a chegada de Fevereiro, 1/3 das pessoas já abandonaram as suas resoluções de ano novo. E porquê? Porque habitualmente são metas grandiosas como – “Ser mais saudável”; “Melhorar a minha alimentação”; “Fazer mais exercício físico” e não objetivos concretos e simples de concretizar.


Se queremos garantir que 2020 vai ser o ano em que vamos sentir mudanças na nossa vida, o ideal é mudar o foco de novas resoluções e alterar sim os nossos hábitos diários!


Estudos mostram que 40% das nossas atividades diárias são efetivamente hábitos e rotinas que repetimos diariamente.

Mas como criamos novos hábitos? De acordo com James Clear, autor de “Atomic Habits” a criação de um novo hábito exige no mínimo 2 meses, mais precisamente 66 dias, sendo dependente depois de diversos fatores comportamentais.



Para criar um novo hábito é essencial que este seja simples e que consigamos facilmente implementar no nosso dia-a-dia e avaliar se o estamos a cumprir sem dificuldade.


Por este motivo é que resoluções grandiosas de ano novo como “Tornar a minha alimentação mais saudável” não funcionam. Uma estratégia eficiente para implementar hábitos com sucesso é estabelecer objetivos SMART para alterar os nossos hábitos.

S – Specific (especifico)

M – Measurable (mensurável)

A – Achievable (atingível)

R – Relevant (relevante

T – Time-based (temporal)


Ao definir objetivos SMART conseguimos criar mudanças incrementais que vão construindo o nosso comportamento de forma a criar hábitos que realmente ficam presentes no nosso dia-a-dia. Olhando para o exemplo da alimentação saudável – um dos importantes objetivos pode ser cumprir com as recomendações da Organização Mundial de saúde e consumir as 5 peças de frutas e vegetais por dia.



Segundo a OMS, o consumo de 400g de frutas e vegetais diariamente (ou 5 porções) contribui para uma dieta balanceada e reduz consideravelmente o risco de doenças de saúde sérias e preveníeis como doenças cardiovasculares ou certos cancros. No entanto, menos de metade da população Portuguesa não cumpre estas recomendações.


Introduzir o hábito de consumir 5 peças de frutas e vegetais por dia é um objetivo SMART, contrariamente a “ter uma alimentação mais saudável” - uma vez que é facilmente mensurável e específico.


De forma a criar um hábito eficientemente, é assim importante:

  • Começar com tarefas que demorem menos de 2 minutos - podemos então simplificar a mudança de comportamento definindo sub-metas (como menores quantidades de frutas e vegetais, que vamos aumentando gradualmente em períodos temporais definidos);

  • Optar por soluções de implementação simples – Ao procurar soluções simples e convenientes que nos apoiem a atingir os nossos objetivos torna-se mais fácil manter a motivação. Se for complicado consumir peças de fruta e vegetais com frequência no dia-a-dia, alternativas como sopas e smoothies oferecem uma solução simples de aumentar o consumo. Os smoothies Detox in a Box, por exemplo, tendo 170g de frutas e vegetais por copo, correspondem a cerca de 50% da dose recomendada em apenas um copo. Saiba mais aqui.

  • Garantir que a nossa rotina não impede o novo hábito – Se o nosso dia a dia é passado maioritariamente no escritório, devemos procurar soluções que integrem a nossa rotina. Estas podem ser preparar snacks na noite anterior e ter uma lista de supermercado que contemple opções simples de transportar. Ao entregar smoothies diretamente no escritório, a Detox in a Box ajuda os colaboradores a ter uma alternativa saudável disponível.

34 visualizações

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon

supported by: