Buscar
  • Detox in a Box

Ingredientes para o cérebro: quais são e qual a sua importância

Cada vez mais se sabe que a alimentação é fundamental para o corpo e para o correto funcionamento do cérebro. Porém, nem todos os alimentos têm um impacto igual e a existência de certos nutrientes em alimentos é que os torna interessantes para o impacto cerebral. Neste sentido, vamos abordar vários compostos que têm influência no cérebro e qual a sua importância. Os nossos batidos Brain Food são cuidadosamente pensados e preparados para te fortalecer o cérebro.


Vitaminas


Apesar de todas as vitaminas terem um papel fundamental em diversas ações, as vitaminas do complexo B têm uma especial relação com o cérebro e com o sistema nervodo central. Destas, especialmente as vitaminas B12 e B9 (também conhecida como ácido fólico) têm um papel importante porque atuam principalmente na metilação, um processo do organismo que apoia à reparação de erros do ADN, e ajudam a manter níveis baixos de homocisteína, uma substância que, se estiver em níveis altos, pode levar a levar a demênia, perda de memória, perda de cognição, entre outros.

As principais fontes destes compostos são de origem animal, como em carne, peixe, ovos e laticínios. Neste sentido, as pessoas com regime alimentar vegetariano devem ingerir alimentos fortificados nestas vitaminas, para combater possíveis défices.

A vitamina B6 também tem um papel bastante importante no cérebro. Esta é essencial para a formação de um neurotransmissor, denominado GAMA, também conhecido como a homona do “chillout”, devido à sua função de induzir calma e relaxamento. Se houver um défice deste neurotransmissor, existe propensão para estados de ansiedade, depressão, problemas de memória, entre outras. Este neurotransmissor pode ser encontrado na carne, peixe, frutos oleoginosos (especialmente nozes, castanha, amêndoa e avelã), espinafres, batata, couve-flor, manga, entre outros.


Neurotransmissores


Para além da importância do neurotransmissor GAMA, mencionado acima, existe um quantidade grande de outros neurotransmissores muito importantes para a formação de um cérebro saudável.


A colina é um nutriente essencial para a produção de acetilcolina, um neurotransmissor de enorme importância pela sua relação nos mecanismos de memória, reciocínio, consciência, criatividade. A colina, para além de ser percursor da acetilcolina, também é um nutriente essencial para a realização e melhoria dos impulsos nervosos. Neste sentido, a acetilcolina tem uma enorme importância para as sinapses (ligação entre neurónios), fazendo com que estas funcionem melhor, levando a um impacto muito positivo no funcionamento cerebral. As fontes de colina estão especialmente no ovo (principalmente na gema), leveduras, amêndoa, brócolos, quinoa.


A serotonina é o neurotransmissor responsável por estados de felicidade e, quando esta está em baixas concentrações, podem ocorrer estados de tristeza e depressão. Para a existência da serotonina, é de extrema importância a existência do seu percuror, o triptofano. Este é um aminoácido que pode ser encontrado principalmente em alimentos como: banana, peixe, laticínios, grão-de-bico, cacau, mel.

Minerais


Todos os minerais têm extrema importância em todo o corpo e para o cérebro, porém os que têm mais impacto na parte cerebral são os: zinco, selenio, ferro, magnésio.


O Zinco ajuda na formação e multiplicação de novos neurónios. Este pode ser encontrado principalmente nas ostras, sementes (principalmente de abóbora), soja, frutos oleoginosos (nozes, amêndoas, avelãs).

O Ferro apoia na ligação e na comunicação entre os neurónios e formação de neurotransmissores. Este existe em fontes animais e vegetais, porém as fontes animais têm maior biodisponibilidade. As fontes animais são a carne, peixe, ovos e laticínios e as fontes vegetais são as leguminosas, os legumes de cor verde escura, frutos oleoginosos. Uma vez que ferro de fonte vegetal não é tão biodisponível como o ferro de fonte animal, é imporante que ao consumir ferro de origem vegetal se associe a alimentos ricos em vitamina C, pois potencia a absorção de ferro.

O Magnésio está associado a boas qualidades de sono e, uma vez que este tem relação direta com o estado ceebral pois está relacioando com a recuperação da atividade do cérebro, é muito importante para este órgão. O magnésio pod ser encontrado principalmente nas sementes e nos frutos oleginosos.

O Selénio é muito importante para o cérebro porque é dos antioxidantes mais potentes que existe, apoia na formação de células cerebrais e protege-as contra o stress oxidativo. As principais fontes de selénio são a castanha do Pará – 2 castanhas do Pará por dia, garantem a dose diária recomendada deste mineral – e frutos secos.



Ómega-3


O Ómega-3 é uma gordura essencial para o sistema nervoso central porque é um antinflamatório bastante potente, uma vez que atua diretamente nos recetores dos neutransmissores e aumenta a fluidez de ligação entre os neurotransmissores. Deste modo, o ómega 3 tem uma enorme relação na prevenção de doenças degenerativas, tal como Alzheimer. Este composto pode ser encontrado nos peixes (especialmente peixes gordos), sementes (principalmente chia e linhaça) e nos frutos secos (especialmente nozes).




Antioxidantes


Alimentos ricos em antioxidantes também são tamém são ricos em antinflamatórios, que são bastante importantes para o cérebro porque impedem que ocorra neurodegeneração, demência, falha de memória, que ocorrem devido ao stress oxidativo, prevenidos pelos antioxidantes. Para saber mais sobre antioxidantes, por favor ir ao blog “Antioxidantes: o que são, o que fazem e porque são importantes”.




Probióticos e Prébióticos


Uma vez que o intestino tem uma relação direta com o cérebro, sendo este até conhecido como “segundo cérebro”, é necessário ter especial cuidado com este órgão. Se o intestino estiver desregulado, obstipado, ou com outras fragilidades, o cérebro pode ficar afetado. Deste modo, é importante a ingestão de alimentos que regulem o trânsito intestinal, tal como os probióticos e os prébióticos. Dos alimentos probióticos fazem parte os iogurtes, kefir, kombucha, alimentos fermentados e dos alimentos prebióticos fazem parte os hortícolas e a fruta.


Os nossos batidos Brain Food garantem-lhe muitos dos compostos abordados nestes blog e são um snack ideal para fazer pausas saudáveis e para que aumente a sua produtividade, criatividade e memória!


Gostava de encontrar soluções simples para ser mais saudável no seu escritório ou em casa? Conte connosco para ajudar. Contacte-nos através do e-mail: team@detox-inabox.com

Saiba mais em: www.detox-inabox.com

4 visualizações

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon