Buscar
  • Detox in a Box

Dieta Detox: todas as razões pelas quais não somos uma.

Muitos nos têm perguntado se fazemos parte do tipo dieta detox e se temos algum tipo de subscrição de plano de emagrecimento. A resposta é: Não, a “Detox in a Box não oferece um programa de dieta detox. Acreditamos sim, que para auxiliar o nosso corpo a manter-se "desintoxicado" temos que fazer escolhas saudáveis no nosso dia-a-dia. Tanto na alimentação como estilo de vida. E queremos ajudar a torná-las mais simples e convenientes.


Mas então, o que é a dieta Detox?

O conceito popularizado de dietas detox têm vindo a ganhar destaque em todos os cantos do mundo como programas de desintoxicação à base de líquidos (exclusivamente). O objetivo deste tipo de dietas é “desintoxicar”, eliminando as toxinas que o corpo acumula por algum excesso e emagrecer.


"Dietas Detox" focam-se essencialmente no consumo exclusivo de liquido por um período de tempo

Estas dietas prometem um processo de “desintoxicação” em poucos dias, que leva à perda de peso, apenas com a ingestão de sumos à base de frutas e legumes, sendo que no final as pessoas podem voltar aos seus “velhos” hábitos alimentares. O que estas dietas não mencionam é que, no final desse processo, a pessoa terá de fazer nova dieta detox, uma vez que volta a ganhar todos os quilos que perdeu e rapidamente. E isto torna-se um ciclo.

O nosso organismo não precisa de uma dieta detox para fazer a sua desintoxicação. Na verdade, o nosso corpo elimina as toxinas através de alguns órgãos cuja função é mesmo essa: desintoxicar.

São eles os pulmões, o sistema gastrointestinal, o fígado e os rins.

Além disso, variadas vitaminas essenciais para o correto funcionamento do organismo estão associadas ao consumo de alimentos que não são incluídos neste tipo de dieta, como é o caso da vitamina B12, que pode ser encontrada na carne, do zinco, que pode ser encontrado no peixe ou ainda da cisteína, que pode ser encontrada nos frutos oleaginosos (como as amêndoas).


O nosso organismo precisa de dietas variadas e equilibradas

Uma tradicional dieta detox, se prolongada, pode até levar a défice de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono). Esta dieta leva à perda de peso e perda de massa muscular, pela perda de água, perda de hidratos de carbono e depleção proteica. Porém, a recuperação do peso perdido ocorre rapidamente quando se volta à alimentação habitual.


Logicamente, diminuir a exposição a toxinas é crucial, e com acompanhamento de um nutricionista podem ser feitos programas, especialmente adaptados a cada um, que apoiem a desintoxicar o nosso organismo. Nestes, apesar dos smoothies serem uma excelente ajuda, não são o alimento exclusivo da dieta.

O estilo de vida tem um grande impacto no processo de desintoxicação do nosso organismo

Uma adopção mais simples e realista de uma "dieta verdadeiramente detox" passa pela alimentação mas também por certas dicas para o estilo de vida, como por exemplo:


· Não fumar ou evitar fazê-lo;

· Evitar o excesso de fármacos;

· Beber muita água (1.5-3L por dia);

· Consumir bastantes legumes e frutas frescos;

· Cozinhar com azeite e especiarias;

· Não beber bebidas alcoólicas em excesso;

· Evitar gorduras, enchidos e fumados;

· Dormir 8 horas por dia:

· Evitar alimentos processados:

· Praticar exercício físico.


O segredo encontra-se no balanço e encontrar hábitos sustentáveis

Estes hábitos simples não só auxiliam no controlo de peso, como no equilíbrio dos órgãos responsáveis pela real desintoxicação. Afinal a desintoxicação não acontece (nem pode acontecer) apenas uns dias por mês. Acontece sempre! O importante é manter uma dieta completa, variada e equilibrada. E acima de tudo, que esta seja sustentável no tempo - e a Detox in a Box ajuda a isso.

Apesar de muitas destas dicas serem relativamente simples de aplicar, o consumo de frutas e legumes frescos e sem conservantes (não processados) são muitas vezes postos em segundo plano uma vez que exigem tempo de preparação e não estão acessíveis no nosso dia-a-dia. É neste aspeto que a Detox in a Box pode ajudar – ao tornar simples e conveniente o consumo de frutas e vegetais.

3 categorias de smoothies funcionais Detox in a Box

Cada um dos nossos smoothies contém 170 g de frutas e vegetais frescos e naturais - quase metade da dose diária recomendada pela OMS. Estes são combinados em receitas de smoothies balanceadas pela nossa nutricionista de forma a que ajudem o nosso organismo em diferentes objetivos.

A Detox in a Box é um plano detox? Não. Nascemos para vos ajudar a ser mais saudáveis, manter uma dieta equilibrada e adaptá-la ao vosso estilo de vida de forma sustentável. Não durante uma semana, mas sempre!



Para encomendas online (com entregas grátis em casa) consulte a nossa loja online.

Para dúvidas acerca deste ou outros tópicos envie um email para: team@detox-inabox.com Saiba mais em: www.detox-inabox.com


Rosário Ataíde

0 visualização

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon