
Detox in a Box
Como aumentar a nossa imunidade através da alimentação.
Want to see this post in English: here.
O nosso sistema imunitário é essencial para nos ajudar a defender das agressões externas e oferece ao nosso organismo a capacidade de se defender de doenças.
Com 2020 a começar de forma peculiar para todos, é de extrema importância, em primeiro lugar, manter medidas de higiene e prevenção, mas é também trabalhar para potenciar a nossa imunidade, para que estejamos mais protegidos de contaminações e mais fortes para combater os vírus caso eles nos atinjam.
O nosso estilo de vida é essencial para garantir o funcionamento ideal do sistema imunitário: praticar exercícios regularmente, dormir bem e manter uma alimentação saudável rica em determinados nutrientes e vitaminas são sempre essenciais - mas especialmente importantes em situações de risco de contaminação como a que vivemos actualmente.
Como nem sempre é fácil saber o que consumir, a nossa nutricionista compilou as principais recomendações para garantir que a nossa alimentação ajuda a aumentar a imunidade do organismo:
1. Aumento do consumo de frutas e vegetais frescos:
Aumentar o consumo de legumes e saladas nesta altura pela importância que os fito nutrientes tem para o nosso organismo.

2. Aumento da Ingestão de Vitamina C:
Sendo que a vitamina C tem uma semi vida de 6 horas na nossa corrente sanguínea torna-se importante consumir alimentos ricos em vitamina C ao longo do dia, pelo menos 3x ao dia, como por exemplo:
Laranja e Limão (em fruta ou sumo);
Maça;
Kiwi;
Frutos vermelhos (por exemplo, usar os congelados para fazer sumos em casa);
Espinafres.
3. Garantir os níveis de Selénio
A Castanha do Pará é uma fonte riquísima deste nutriente. Recomenda-se o consumo de 2 por dia (3 por dia em caso de contaminação com virus).

4. Garantir os níveis de Vitamina D
Tentar manter a exposição solar diarimente (ainda que mantendo todos os cuidados);
Ingestão de alimentos como o salmão, sardinha e ovos (ainda que em menor quantidade).

5. Aumentar o consumo de Alho
Seja alho fresco, macerado com azeite, alho negro (mais simples de consumir puro) ou em cozinhados - é um dos alimentos mais eficazes para combater doenças.
6. Garantir os níveis de Zinco e Ferro
Aumentar a ingestão de carne vermelha;
Leguminosas (feijão, lentilhas, grão, ...);
Frutos secos (consumir diferentes frutos secos diariamente, como amêndoas, avelãs, ...).
7. Aumentar o consumo de Gengibre e Curcuma
Em chá, nos cozinhados ou em receitas especiais como o Golden Milk;
Sugestão: (Xarope para fazer e consumir durante o dia)
Juntar 1 ou 2 colheres de sobremesa de mel;
1 colher de chá de gengibre em pó (ou menos caso seja muito forte);
1 colher de chá de curcuma em pó;
1/2 colher de café de canela;
1 pitada de pimenta negra.

8. Chá de Equinácea
Apesar de ser preciso ter algum cuidado com o consumo prolongado e dose consumida, a equinácia é muito poderosa. Especialmente em caso de contaminação, recomenda-se a toma de 3 chávenas de chá de equinácea por dia durante 15/20 dias para um extra boost de imunidade.
A suplementação de vitamina C, D, selénio, omega 3 entre outros são também uma solução interessante para reforçar o sistema imunitário. No entanto, uma vez que cada um dos nossos organismos tem características específicas, para que a suplementação seja feita de forma correta e ajustada às necessidades deve contactar o seu nutricionista ou médico de forma a saber quais os suplementos mais indicados para si.
Qualquer dúvida acerca deste tema podem-nos contactar directamente ou marcar uma consulta com a nossa nutricionista de forma a encontrar o programa ideal para si: http://www.inesruivo.pt/
Fiquem em casa e mantenham a vossa saúde na sua melhor forma!
#Staysafe #stayhealthy #stayhome