Buscar
  • Detox in a Box

8 dicas para tornar o seu escritório “stress free”

Por vez é difícil arranjar concentração no escritório, seja por haver distrações à volta, colegas a conversar, desarrumação na secretária, entre outras. Estas distrações fazem com que o ambiente de trabalho seja de certa forma stressante, uma vez que a concentração fica comprometida enquanto os deadlines se aproximam. Por isso hoje vamos dar-lhe algumas dicas de como tornar o seu local de trabalho menos stressante.


1. Torne o seu local de trabalho mais confortável e pessoal. Deite fora papéis e documentos que estão a mais e que até já estão desatualizados. Redecore à sua maneira, adicione toques pessoais como fotografias, obras de arte, livros, candeeiros ou um acessório decorativo da sua cor favorita. Tente decorar com cores neutras, uma vez que tendem a ser calmas e a dar conforto e concentração. Opte por utilizar lâmpadas com cores mais ambiente e excluir as luzes fluorescentes. Opte também por uma cadeira e mesa ergonómicas, uma vez que farão com que se sinta mais confortável e com uma postura correta.

Agora que o seu local de trabalho está arranjado e decorado por si, mantenha-o limpo e arrumado. Muitas vezes a concentração fica comprometida pela desarrumação do espaço, visto que essa desarrumação é interpretada pelo cérebro como coisas que deixou por fazer, mas que não se lembra.

2. Adicione plantas ao seu redor. Colocar plantas no local de trabalho coloca o espaço mais bonito e, ao mesmo tempo, reduz o stress, reduz a pressão sanguínea, aumenta os pensamentos positivos, diminui o nível de som da sala e ainda diminui a temperatura da sala e a humidade.



3. Comunique com os seus colegas. A falta de comunicação causa confusão e stress no escritório uma vez que dificulta a resolução de problemas. Seja tolerante, tente ajudar, faça questões e sugestões para melhorar a situação.

Se está stressado porque um colega que fala demasiado alto ou porque um colega que está sempre na sua secretária ou por um colega que o incomoda por outra razão, tente comunicar o seu incómodo. Deste modo poderá resolver rápida e amigavelmente esta situação.

4. Ignore interrupções. Se está num local que aumenta a sua distração, como estar perto de uma porta que está sempre a abrir ou de um elevador ou outra situação, aprenda a tomar conta da situação e a ignorar as distrações.

5. Organize-se. Arranje estratégias para organizar o seu horário. Defina um tempo específico para completar cada tarefa e organize-se na agenda do seu computador ou com algum material de escritório com esse propósito. Faça checklists, para definir aquilo que já fez ou que ainda falta fazer.



6. Faça pausas e conheça os seus colegas. Estabeleça horários para fazer pausas ao longo do dia. Independentemente de ter muito trabalho, é essencial que pare e faça pausas pequenas para se esticar, pensar noutros assuntos ou conhecer os colegas. Tente conhecer as pessoas com quem trabalha e desenvolva um ambiente de trabalho tranquilo e enriquecedor.

7. Exercite-se! O facto de estar sentado durante tantas horas pode ter consequências negativas no seu corpo e mente. Tente fazer pausas regulares, andar um pouco, espreguiçar e relaxar os músculos. Isto fará com que reduza o stress e dê algum descanso aos olhos do computador.

8. Faça refeições saudáveis. Em vez de comprar refeições pouco saudáveis disponíveis à volta do escritório, opte por encomendar refeições saudáveis em locais que o façam. Aproveite também para fazer as suas pausas da manhã e da tarde com alimentos que potenciem o seu corpo, por exemplo sumos de frutas e legumes (ou smoothies), que são fáceis de consumir, são baratos e saudáveis. Consumir smoothies são o equilíbrio entre um snack, sabor e saúde.

Existem bastantes fatores externos que impactam a concentração e bem estar no escritório, porém cada um tem a possibilidade de se adaptar e criar um local de trabalho mais calmo, organizado e saudável. Ao criar um local de trabalho sem stress, conseguirá ser mais feliz e tirar partido dos seus melhores talentos.



Ao pensar em escritórios mais saudáveis, a Detox in a Box tem o conceito de alimentação saudável nestes locais, proporcionando a possibilidade de beber smoothies de frutas e legumes com objetivos funcionais, de modo a potenciar o bem-estar, produtividade e concentração.


Gostava de encontrar soluções simples para ser mais saudável no seu escritório ou em casa? Conte connosco para ajudar. Contacte-nos através do e-mail: team@detox-inabox.com

Saiba mais em: www.detox-inabox.com

6 visualizações

Levamos smoothies ao teu escritório/casa!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon