Buscar
  • Detox in a Box

7 Dicas para quem adora doces




Todos sabemos que o açúcar é um dos grandes inimigos das dietas saudáveis. Por outro lado, também é obvio que devemos evitar alimentos processados. Dito isto, é difícil saber como satisfazer os desejos por algo mais doce sem peso na consciência.


Compilamos assim algumas dicas básicas, pensadas pela nossa nutricionista, para quem adora doce e não consegue controlar os seus desejos.



DICA Nº 1: NUNCA VÁ AO SUPERMERCADO COM FOME



Quando vamos ao supermercado com fome a tendência é para comprar alimentos conforto e alimentos mais emocionais, nomeadamente alimentos doces e hipercalóricos.


O final da tarde também não é uma boa hora, pois geralmente este é o horário de maior risco de “fome emocional”.


Assim se optar por ir ao supermercado após uma refeição ou optar pelas compras online, vai ver que consegue ser mais racional nas suas escolhas. Também ajuda elaborar uma lista de compras previamente e não “fugir” desta na hora das compras.



DICA Nº 2: NÃO TENHA DOCES EM CASA


Mesmo que estejam lá guardados na dispensa para uma ocasião especial, na hora da tentação é muito difícil resistir quando os doces estão ali mesmo “à mão de semear”!


DICA Nº 3: CONSUMIR MAIS ALIMENTOS ÁCIDOS E AMARGOS


As nossas papilas gustativas renovam-se a cada 21 dias.


Se temos uma alimentação muito rica em sabores doces, vamos estimular os recetores para o sabor doce. Quando deixamos de comer alimentos doces e substituímos por alimentos ácidos e mais amargos começamos a estimular um novo tipo de recetores.


Ao fim de 21 dias não vai ter tantos recetores para o sabor doce ativados, vai começando a ser cada vez mais fácil evitar alimentos doces.







DICA Nº 4: INTRODUZIR

CANELA NA ALIMENTAÇÃO



A canela ajuda a reduzir o desejo por sabor doce.

Pode colocar um pau de canela nos seus chás ou polvilhar canela em pó na fruta por exemplo - experimente com banana ou maça e verá como o sabor de "doce" facilmente se torna saciado.







DICA Nº 5:TENHA UMA BOA ROTINA DE SONO

Estudos mostram que elevados níveis de cortisol noturno podem estimular vias metabólicas que aumentam o apetite por hidratos de carbono simples e pelo sabor doce.


Adotar uma rotina de sono saudável ajuda a estabilizar os níveis de cortisol noturno.



DICA Nº 6: CUIDADO COM AS DIETAS LOW CARB


A redução drástica e exagerada dos hidratos de carbono da dieta pode levar a desequilíbrios hormonais e aumentar o nosso apetite e compulsão alimentar.


Opte por hidratos de carbono de digestão lenta, e por incluir fruta, naturalmente doce, na sua alimentação diária, principalmente no horário em que é mais frequente ter “desejos”.





DICA Nº 7: OPTE POR CHOCOLATE COM 80% DE CACAU


Na hora que o desejo aperta, tem sempre a opção de ter em casa chocolate 80% cacau. Basta 1 quadradinho e já vai ajudar.





Esperemos que estas dicas ajudem a reduzir o consumo dos tradicionais "doces". E lembre-se, mais do que dietas para perda de peso, o importante é zelar pela sua saúde!

11 visualizações0 comentário